Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Divórcio é concedido mesmo após a morte do marido.

Publicado por Juliana Marchiote
há 2 anos

Divrcios extrajudiciais sobem 269 de janeiro a maio de 2021 e disparam na pandemia SP lidera ranking nacional So Paulo G1

Alguns tribunais de Justiça têm concedido uma medida incomum e ainda sem previsão legal: o divórcio pós-morte. O pedido é aceito quando o pedido do divórcio foi feito em vida.

O TJMG, por maioria de votos, concedeu esse divórcio incomum. No caso, já havia a separação de fato e, em novembro de 2020, o ex-marido morreu vítima de covid-19. A única herdeira do falecido pediu o divórcio post mortem.

No TJ-SP já existem decisões que reconhecem a possibilidade de divórcio pós-morte com efeito retroativo à data do ajuizamento da ação, de forma excepcional. Em um dos julgados, o cônjuge sobrevivente pediu a desistência da ação, mas a filha do falecido pediu a homologação da medida. Alegou que o pai e a madrasta já estavam separados há dois anos e que ele já havia constituído união estável com outra pessoa, que pede os direitos de companheira.

Existem também decisões que negam os pedidos, considerando que o casamento é extinto pela morte. Mas em um julgado do TJ-SP declarou que a morte de um dos cônjuges no curso da ação não acarreta a perda de seu objeto, se já manifesta a vontade dos cônjuges de se divorciarem. O casal já estava separado há oito anos.

A decisão judicial tem efeito previdenciário e patrimonial, pois a partilha ocorrerá como se vivo fosse ao tempo do divórcio.

  • Publicações133
  • Seguidores267
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações378
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-e-concedido-mesmo-apos-a-morte-do-marido/1627570812

Informações relacionadas

TJMG reconhece, em tese, ação de divórcio post mortem

Anhamoná Brito, Advogado
Artigosano passado

Divórcio Post Mortem: A habilitação do espólio e a extinção do vínculo matrimonial em ações de divórcio como garantia de um direito potestativo

Erica Dias de Souza, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação de Reconhecimento de Paternidade Socioafetiva Post Mortem

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX-31.2021.8.13.0000 MG

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

STJ: não há direito sucessório entre casal separado de fato há mais de dois anos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)