Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tia que criou sobrinha é reconhecida como mãe socioafetiva.

    Publicado por Juliana Marchiote
    há 2 anos

    00jpg

    O Tribunal Estadual de Lagoa Santa reconheceu o vínculo de maternidade sociafetiva. A tia tem a guarda da sobrinha desde que essa tinha 2 anos. O magistrado decidiu pela manutenção da paternidade biológica e exclusão da maternidade biológica dos documentos da jovem, autorizando ainda a modificação do sobrenome dela.

    Quando criança, a jovem sofreu maus-tratos e negligência por parte da mãe biológica. Elas ajuizaram a ação pleiteando o reconhecimento da maternidade socioafetiva, a sobrinha já havia completado 18 anos.

    As autoras da ação alegam que estão consolidando formalmente o reconhecimento de um relacionamento definitivamente marcado por amor e carinho. Segundo elas, o nome do pai deveria ser mantido no registro, já que ele se fez presente e manteve contato ao longo do tempo, embora não assumisse os cuidados da filha. Já a mãe biológica nunca demonstrou interesse em participar da vida dela.

    O magistrado concedeu a solicitação e determinou que o sobrenome da mãe biológica fosse retirado do registro da filha. Na decisão o magistrado afirmou que, quando se trata de indivíduo maior de idade, como é o caso dos autos, a concessão do vínculo socioafetivo só depende do consentimento da pessoa.

    O juiz esclareceu que, embora o nome da mãe biológica tenha sido excluído, não se trata de adoção unilateral. Ele citou precedentes do STJ que autorizam a adoção conjunta por dois irmãos. Uma vez que o pai biológico e registral da jovem é irmão de sua mãe adotiva, não há que se falar na exclusão do vínculo de paternidade.

    Fonte: TJMG

    • Publicações133
    • Seguidores267
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações222
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tia-que-criou-sobrinha-e-reconhecida-como-mae-socioafetiva/1464835471

    Informações relacionadas

    Wander Fernandes, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Juízes de MG e PB reconhecem vínculo de maternidade socioafetiva entre tias e sobrinhos.

    Péricles Demóstenes Dias Pinto, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    Ação de Reconhecimento de Paternidade Socioafetiva/ Multiparentalidade

    Rodrigo Costa, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de Reconhecimento Voluntário de Paternidade Socioafetiva

    Fabricio Venâncio, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Decisão inédita: tia adota sobrinha, que passa a ter legalmente duas mães

    Flávio Tartuce, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    STF, Repercussão Geral 622: multiparentalidade e seus efeitos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)